"Panteão Nacional/Igreja de Santa Engrácia" de Manuela Birg - Edição de 1988
"Panteão Nacional/Igreja de Santa Engrácia" de Manuela Birg - Edição de 1988
Preço: 5 €
"Panteão Nacional/Igreja de Santa Engrácia" de Manuela Birg - Edição de 1988
"Panteão Nacional/Igreja de Santa Engrácia"
de Manuela Birg e Teresa Gil Calado
Edição de 1988
Instituto Português do Património Cultural
48 Páginas
Ilustrado
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Planta em cruz grega, com três capelas absidadas, espaço central quadrangular e quatro torres nos ângulos. Exterior marcado pela ondulação dos alçados com curvas e contracurvas e alternância (triangular / circular) de frontões que representam uma inovadora e criativa utilização das formas clássicas que acentua o dinamismo exterior da massa arquitectónica. O barroco do portal decorre essencialmente dos elementos esculturais que o ornamentam. Os elementos arquitectónicos testemunham o barroco italianizante. Decoram o edifício colunas de ordem dórica, jónica e compósita. Entablamento neoclássico. Revestimento de altar, capelas, chão, paredes e revestimento do zimbório de decoração barroca em estrutura maneirista nos embutidos de mármore polícromo. Amplidão de espaço arquitectónico valorizado por efeitos contrastantes de claro / escuro barroco. Grande harmonia entre a policromia do mármore e a cor alva da parede. Sumptuosidade do estilo joanino na talha dourada do órgão *3. O acentuado barroquismo do monumento é vincado pela utilização dos mármores coloridos que revestem as paredes de alto a baixo e pelo movimento conferido aos elementos arquitectónicos que procuram valorizar os espaços através da alternância de jogos de luz e sombra.
NOVO - PORTES GRÁTIS
de Manuela Birg e Teresa Gil Calado
Edição de 1988
Instituto Português do Património Cultural
48 Páginas
Ilustrado
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Planta em cruz grega, com três capelas absidadas, espaço central quadrangular e quatro torres nos ângulos. Exterior marcado pela ondulação dos alçados com curvas e contracurvas e alternância (triangular / circular) de frontões que representam uma inovadora e criativa utilização das formas clássicas que acentua o dinamismo exterior da massa arquitectónica. O barroco do portal decorre essencialmente dos elementos esculturais que o ornamentam. Os elementos arquitectónicos testemunham o barroco italianizante. Decoram o edifício colunas de ordem dórica, jónica e compósita. Entablamento neoclássico. Revestimento de altar, capelas, chão, paredes e revestimento do zimbório de decoração barroca em estrutura maneirista nos embutidos de mármore polícromo. Amplidão de espaço arquitectónico valorizado por efeitos contrastantes de claro / escuro barroco. Grande harmonia entre a policromia do mármore e a cor alva da parede. Sumptuosidade do estilo joanino na talha dourada do órgão *3. O acentuado barroquismo do monumento é vincado pela utilização dos mármores coloridos que revestem as paredes de alto a baixo e pelo movimento conferido aos elementos arquitectónicos que procuram valorizar os espaços através da alternância de jogos de luz e sombra.
NOVO - PORTES GRÁTIS
- TipoVenda
- ConcelhoCascais
- FreguesiaCarcavelos e Parede
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Etiquetas: Outros géneros
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Raul Ribeiro
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