"O Monóculo" de Jacinto Rego de Almeida

"O Monóculo" de Jacinto Rego de Almeida

"O Monóculo"
de Jacinto Rego de Almeida

1 Edição de 1990
O Jornal
116 Páginas

Ficcionista e cronista, nasceu em Alcanhões/Santarém em 1942

Em 1968, ainda jovem oficial da Armada, desertou, como protesto contra o regime de Salazar, exilando-se no Brasil. Amnistiado em Abril de 1974, regressou a Portugal e ingressou nos quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foi, então, nomeado para o posto de adido económico na Embaixada de Portugal em Brasília, após alguns anos de exercício das mesmas funções no Rio de Janeiro.

Foi durante anos colaborador regular do JL: Jornal de Letras, Artes e Ideias com a crónica «Carta do Brasil.

Publicou o seu primeiro livro, a colectânea de contos As Palavras e os Atos, no Brasil, em 1987, posteriormente editado em Portugal com o título O Afiador de Facas (1988), prefaciado por António Alçada Baptista, que sublinha a «dupla nacionalidade da escrita do autor, a influência dos modernos contistas urbanos brasileiros e a capacidade de criação de atmosferas em breves traços. O livro O Monóculo, prefaciado por António Houaiss, foi publicado com ilustrações do artista brasileiro Victor Arruda.

Tem diversos contos publicados em revistas portuguesas, alemãs e brasileiras, dos quais se destacam «De como o Sr. F. deixou de ser um cidadão anónimo para tornar-se um homem respeitável, premiado pela revista Plural (México) em 1993. O primeiro romance, uma narrativa de ficção policial, Crime de Estado, surge em 1998.

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 100 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agora