"O Meu Livro Secreto" de Francesco Petrarca - 1ª Edição de 2008

"O Meu Livro Secreto" de Francesco Petrarca - 1ª Edição de 2008

"O Meu Livro Secreto"
de Francesco Petrarca

1ª Edição de 2008
Planeta Editora
222 Páginas

O Meu Livro Secreto é um relato profundo e intensamente pessoal sobre o sofrimento interior e a angústia mental dadas à pena por um homem considerado o primeiro poeta moderno.
Profundamente perturbado pelo seu esforço e fracasso para atingir a perfeição espiritual, Petrarca procurou a catarse através da escrita de um livro secreto . Apenas neste podia verter os seus mais íntimos segredos, frustrações e desejos. Uma das causas da sua infelicidade era a sua incapacidade de refrear-se dos pecados da carne. Nisso não era diferente da maioria do clero secular, excepto, talvez, no grau do descontentamento e do desespero que dele se apossavam após cada lapso
Petrarca ao longo do seu livro dialoga com Santo Agostinho e a comparação com as Confissões de Agostinho seria inevitável mesmo que Petrarca não a encorajasse. Claro que o Livro Secreto não possui a profundidade metafísica das Confissões, pois não era essa a intenção de Petrarca. O seu interesse aqui, como sempre, reside na moral em vez da metafísica toma os mistérios cristãos por garantidos e, em seguida, à luz desses mistérios e das leituras extensivas por si efectuadas (principalmente de autores pagãos), tece considerandos sobre como devia ser a vida de um cristão.
Francesco Petrarca é universalmente considerado o percursor do Humanismo italiano. Coroado como poeta laureado em Roma, tornou-se mais tarde o poeta mais popular do Renascimento, com a sua obra a revelar-se uma imensa fonte de inspiração para muitos. No caso português exerceu grande influência em Luís de Camões.

---
Francesco Petrarca; Arezzo, 20 de julho de 1304 Arquà, 19 de julho de 1374) foi um intelectual, poeta e humanista italiano, famoso, principalmente, devido ao seu romanceiro. Aperfeiçoou o soneto, um tipo de poema composto de 14 versos cuja invenção é atribuída a Jacopo da Lentini. Foi baseado no trabalho de Petrarca (e também de Dante e Boccaccio) que Pietro Bembo, no século XVI, criou o modelo para o italiano moderno, mais tarde adotado pela Accademia della Crusca.

Pesquisador e filólogo, divulgador e escritor, é tido como o "pai do Humanismo". Mas esse grande latinista deve sua fama principalmente a seus poemas, redigidos em língua italiana.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 168 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas