"O ESTADO NOVO" de Franco Nogueira - Edição de 2000

"O ESTADO NOVO" de Franco Nogueira - Edição de 2000

"O ESTADO NOVO"
de Franco Nogueira

Prefácio do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

Edição de 2000
Livraria Civilização Editora
522 Páginas
Dimensões: 190 x 255 x 23 mm
Ilustrado

No seu todo, o Estado Novo é, porém, um trabalho de sistematização distante mas escrupuloso dos princípios organizativos do regime, de repositório de factos e números da sua obra económica, social e cultural e, em especial, de explicação da política externa e ultramarina de Salazar e da sua governação.
Nenhum facto primordial falta à narrativa cronológica, como nada do que é importante na doutrina perfilhada pelo autor ou no seu retrato de Salazar deixa de merecer a palavra adequada.
Em certa medida, traduz, eloquentemente, o pano de fundo da biografia de seis volumes que Franco Nogueira escreveu de Salazar. Completa, portanto, essa biografia com o traçado da evolução nacional de 1933 a 1968.
Dir-se-ia, porventura, que nesse pano de fundo há uma omissão a apontar a do povo, ao qual se encontraria ligado o líder, o herói.
Não se nos afigura, todavia, justa esta acusação.
O povo é para Franco Nogueira uma realidade histórico-cultural, não uma realidade sociológica ou jurídico-política. Pelo que a indicação de personalidade, o rol de eventos e a força dos números têm sempre como par implícito esse povo-nação, devidamente destacado na política externa ou na política ultramarina, além de que, página a página, o autor vai referenciando o sentir popular , tal como o vê ou revê na busca que procede do passado.
Do prefácio do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

---
Alberto Franco Nogueira nasceu em 1918, em Vila Franca de Xira. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi figura política de relevo durante o Estado Novo, tendo-se notabilizado na carreira diplomática. Em 1946, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, é enviado para o Japão, onde permaneceu até 1950 e onde viria a desempenhar as funções de representante português junto do Alto Comando Aliado que ocupava o arquipélago. No final desse ano, requer autorização para casar com a luso-chinesa Vera Machado Wang, tendo a permissão chegado em julho de 1947 e o matrimónio sido realizado poucos meses depois. Mais tarde, foi cônsul-geral em Londres, onde esteve até 1958. Torna-se ministro dos Negócios Estrangeiros em 1961, cargo que desempenha até 1969. Em 1963, é distinguido com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e, em 1966, com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Representou Portugal nas sessões da NATO, na Assembleia-Geral da ONU e no Conselho de Segurança. Visitou oficialmente, entre outros países, o Brasil, os Estados Unidos, a Inglaterra, a Alemanha, a Áustria, a Espanha e a África do Sul. Em 1969, abandonou a pasta ministerial e, até 1973, foi deputado na Assembleia Nacional. Após o 28 de setembro de 1974, foi preso pelo Copcon e enviado para a prisão de Caxias, tendo sido libertado em 1975. Partiu então para o exílio, em Londres, onde esteve até 1981. Foi nesta cidade que redigiu, entre outros livros, a maior parte da biografia de Oliveira Salazar, publicada em seis volumes. Franco Nogueira regressa a Portugal em 1981, e morre em Lisboa, em 1993.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 045 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio