"Museu Nacional de Atenas" de Vassilios G. Kallipolitis - 1ª Edição de 1973

"Museu Nacional de Atenas" de Vassilios G. Kallipolitis - 1ª Edição de 1973

"Museu Nacional de Atenas"
de Vassilios G. Kallipolitis

1ª Edição de 1973
Editorial Verbo
Coleção Grandes Museus do Mundo
156 Páginas
Dimensões: 230 x 300 x 18 mm
Capa dura com sobrecapa
Profusamente Ilustrado

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas, ligado ao Ministério da Cultura da Grécia, é um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo, com uma vasta coleção de artefatos e obras de arte da civilização grega desde os seus primórdios até o fim da era romanizada.

A necessidade da criação de um museu arqueológico na Grécia foi sentida desde a fundação do moderno estado grego. Um primeiro museu foi estabelecido em Egina por Ioannis Kapodistrias, em 1829. Quando a capital do país passou a ser Atenas as coleções já acumuladas foram transferidas para diversos prédios da capital. Em 1858, foi lançado um concurso internacional para o projeto de um prédio definitivo, mas a iniciativa não deu frutos.

Em 1865, Eleni Tositsa doou uma larga área vizinha à Universidade Técnica, e já existindo fundos para uma eventual construção, provindos do Estado grego, da Sociedade Arqueológica e de Nikolaos Vernardakis, as obras começaram em 1866 a partir de um projeto de Ludwig Lange realizado por Panagiotis Kalkos.

A vasta coleção do museu é dividida em diversos Departamentos ou Coleções, cada um com uma administração independente. Em linhas gerais o museu se organiza da seguinte forma:

Coleção Neolítica, incluindo peças das grandes civilizações que se desenvolveram na área do mar Egeu desde o sexto milênio até 1 050 a.C.
Coleção Cicládica, ilustrando a civilização das ilhas Cíclades.
Coleção Micênica, com resgates oriundos de tumbas reais, cidadelas e acrópoles da civilização Micênica.
Coleção de Tera, com objetos da ilha de Santorini e outras a ela associadas.
Coleção de Esculturas, mostrando o desenvolvimento da escultura grega em pedra entre os séculos VII e século V a.C., com diversas obras-primas.
Coleção de Metais, com uma diversidade de estatuetas, obras maiores e outros objetos fundidos.
Coleção de Vasos e Pequenos Objetos, com elementos representativos da antiga cerâmica grega, do século XI a.C. até a romana, incluindo a Coleção Stathatos.
Coleção do Egito e Oriente Próximo, a única do gênero na Grécia, com obras datando desde os período pré-dinástico (5 000 a.C.) até a conquista romana.
Coleção Stathatos, antigamente propriedade do colecionador Antonios Stathatos, com 970 itens de joalheria.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 102 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos