"Malone Está a Morrer" de Samuel Beckett - 1ª Edição de 1993

"Malone Está a Morrer" de Samuel Beckett - 1ª Edição de 1993

"Malone Está a Morrer"
de Samuel Beckett

Tradução de Miguel Serras Pereira

1ª Edição de 1993
Publicações Dom Quixote
Coleção Ficção Universal
184 Páginas


Malone está em um quarto, não sabe bem como e nem porque chegou ali, lembra-se vagamente de sua própria vida e tem apenas uma certeza, a de que vai morrer. Enquanto espera, protela este único acontecimento contando as histórias ""nem bonitas nem feias"" das famílias Saposcat e Louis, de Macmann e Moll. Escrito em Paris no final dos anos 1940, Malone morre forma com Molloy e O inominável - ambos publicados pela Biblioteca Azul - a famosa ""trilogia do pós-guerra"". Sapo, o filho mais velho da família Saposcat, é um adolescente robusto e loiro, quieto e dado a devaneios. Ouve as conversas de seus pais e parece não entendê-las, embora eles discutam o tempo todo o seu futuro, que acham promissor, dada a sua cabeça ter uma aparência inteligente. Sapo, entretanto, prefere cismar em meio às coisas, sem pretender compreendê-las. Amante da natureza, aceita o sol, a lua, os planetas e as estrelas ""com uma espécie de alegria"" ingênua e gratuita. A pobre família Louis compunha-se de dois irmãos, a mãe e o pai, conhecido como grande Louis, e que era famoso sangrador e esquartejador de porcos. Viviam em uma pequena fazenda e a vida da família gira em torno do pai, que passa o ano todo à espera das ocasiões em que tem trabalho, para as quais afia com esmero suas facas. Após o esfolamento, passa o resto do ano relatando em detalhes a matança, para ele sempre diferente, a despeito do desinteresse de seus filhos e esposa. Já Macmann surge na narrativa em um momento em que é surpreendido pela chuva. Em vez de apressar-se, resolve deitar-se para assim preservar um dos lados seco. Passado algum tempo - e em Malone morre nunca se sabe quanto -, Macmann recobra os sentidos e está em um asilo, que pode ser quarto ou cela. Ali conhece Moll, designada para cuidar dele. Então, velho, decrépito e repulsivo, Macmann vive com Moll o seu primeiro e definitivo amor, como um inseparável abraço de náufragos. Malone é um homem devastado, em meio ao sereno desespero que caracteriza outras criaturas de Beckett.

---
PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1969

Samuel Barclay Beckett foi um romancista, dramaturgo, diretor de teatro e poeta de vanguarda irlandês que viveu na França durante a maior parte de sua vida adulta. Ele escreveu em inglês e francês. Seu trabalho oferece uma visão sombria e tragicômica da natureza humana, muitas vezes associada à comédia negra e ao humor negro.

Beckett é amplamente considerado um dos escritores mais influentes do século XX. Fortemente influenciado por James Joyce, é considerado um dos últimos modernistas. Como inspiração para muitos escritores posteriores, ele também é considerado um dos primeiros pós-modernistas. Ele é um dos principais escritores do que Martin Esslin chamou de "Teatro do Absurdo". Seu trabalho tornou-se cada vez mais minimalista em sua carreira posterior.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 157 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora