"Justiça Facial" de L. P. Hartley - 1ª Edição de 1961

"Justiça Facial" de L. P. Hartley - 1ª Edição de 1961

"Justiça Facial"
de L. P. Hartley

1ª Edição de 1961
Editorial Minotauro
Coleção Órbita Nº 1
292 Páginas

Facial Justice é um romance distópico de LP Hartley , publicado em 1960. O romance retrata uma sociedade pós-apocalíptica que buscou banir privilégios e inveja, a ponto de as pessoas até mesmo terem seus rostos cirurgicamente alterados para não parecerem nem muito bonitos nem muito feios. O romance foi incluído nocensaio de Anthony Burgess Ninety-nine Novels .

Após uma guerra nuclear devastadora, os sobreviventes da Terra foram forçados a viver em cavernas, governados por ditaduras severas. Na Grã-Bretanha, um líder invisível inspira uma grande parte da população a escapar das cavernas e forma uma nova ditadura acima do solo. Esta nova sociedade é baseada em um sentimento coletivo de culpa pelos eventos da guerra nuclear. Todos os súditos recebem nomes de assassinos famosos da história e são obrigados a usar pano de saco para não provocar inveja com sua aparência. O ditador nunca é visto, mas sua voz é transmitida a seus súditos regularmente, instruindo-os sobre as leis e a moral de sua sociedade. Seu governo é imposto por inspetores, que têm o poder de multar as pessoas por infrações menores ou denunciá-las aos ministérios superiores para punição adicional.

Uma jovem chamada Jael 97, que foi denunciada ao Ministério da Justiça Facial por ser "superprivilegiada facialmente" e causar descontentamento entre outras mulheres, se aproxima do Centro de Equalização (Faces) para ter um rosto sintético "Beta" ajustado para que ela se misture com a comunidade. A pedido de um amigo, no entanto, ela decide adiar isso. Sua culpa resultante, juntamente com eventos subsequentes seu prazer proibido com a ideia de "altura" durante uma excursão à torre em ruínas da Catedral de Ely ; seu ferimento em um acidente de ônibus planejado durante seu retorno da excursão; seu resgate pelo Inspetor Michael, por quem ela se apaixona; e sua "Betificação" involuntária no hospital para o qual ela é levada provoca seu espírito rebelde, e ela forma um grupo de resistência cujo objetivo é minar o regime e mostrá-lo como ridículo. Ela também escreve artigos em revistas e jornais, nos quais estica deliberadamente as regras da sociedade a proporções ridículas sugerindo, por exemplo, que erros ortográficos e gramaticais na escrita não devem ser criticados, pois isso pode levar à inveja e amargura entre as pessoas.

---
Leslie Poles Hartley (30 de dezembro de 1895 13 de dezembro de 1972) foi um romancista e contista inglês. Embora sua primeira ficção tenha sido publicada em 1924, suas obras mais conhecidas são a trilogia Eustace e Hilda (1944 a 1947) e The Go-Between (1953). Este último foi transformado em filme em 1971 , assim como seu romance de 1957 The Hireling em 1973 .

ESGOTADO E RARO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 097 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agora