"Horizontes de Cinema" de Roberto Nobre

"Horizontes de Cinema" de Roberto Nobre

"Horizontes de Cinema"
de Roberto Nobre

2 Edição Actualizada de 1971
Guimarães Editores
222 Páginas

Escritor, jornalista, pintor, ilustrador de livros, crítico de arte e de cinema, realizador.
Exerceu as funções de chefe dos serviços de publicidade da «Singer. Afirmou-se como crítico de cinema, nomeadamente na revista Seara Nova, ousando, frequentemente, discordar do regime político vigente.
É o autor do primeiro grande estudo teórico português sobre cinema e a sua estética «Horizontes do Cinema publicado em Portugal pela Guimarães Editores, em 1939. Em 1946, editou «O Fundo: comentários à Lei do Fundo de Cinema, que o regime, prontamente, mandou retirar da circulação. Como pintor e ilustrador, foi um renovador da expressão estética, um modernista, influenciado pelo futurismo e pela estética dinâmica do cinema.)
Figura marcante da arte e da cultura portuguesas, Roberto Nobre assumiu, como cineasta e sobretudo escritor, na vertente crítica e analítica, uma autoridade indiscutível, pela combatividade doutrinária e pelo vigor teórico.
A sua actividade foi particularmente significativa entre os primórdios do sonoro e o advento do cineclubismo, de modo especial em jornais ou em revistas. É ainda de destacar uma intervenção nas Terças-Feiras Clássicas do cinema Tivoli, em Lisboa (nos anos 40 e 50).

Quanto ao legado bibliográfico de Roberto Nobre, destacam-se Horizontes de Cinema (1939, 1971) «alguns aspectos essenciais da doutrina; e Singularidades do Cinema Português (1964) um panorama histórico de abordagem pela «opinião individual.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 168 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos