"Hemingway - Esboço Psicobiográfico" de A. Fernandes da Fonseca - 1ª Edição de 1999

"Hemingway - Esboço Psicobiográfico" de A. Fernandes da Fonseca - 1ª Edição de 1999

"Hemingway - Esboço Psicobiográfico"
de A. Fernandes da Fonseca

1ª Edição de 1999
Edições Universidade Fernando Pessoa
188 Páginas

Nesta obra, A. Fernandes da Fonseca traça um perfil psicobiográfico de Ernest Hemingway, alinhando breves tópicos de toda a sua vida. Uma ferramenta que nos ajuda a compreender o porquê da temática mais recorrente no seu corpus literário - de índole bélica - e a saciar o típico interesse humano por uma certa dose de voyeurismo. O homem para lá da obra, rico em angústias, tão próximo de nós.

---
António Fernandes da Fonseca, filho de Manuel Ribeiro da Fonseca e de Rosa Fernandes, nasceu na freguesia de Gondar, concelho de Amarante, distrito do Porto, a 4 de agosto de 1921.

Frequentou a Escola Primária de Ovelhinha e o Colégio de S. Gonçalo, em Amarante, e completou o 7.º ano no Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto. Cursou Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo estagiado durante o último ano nos serviços de Neurologia do Hospital de Santo António e concluído a licenciatura a 24 de agosto de 1947, com a classificação de 16 valores.

Em 1953 foi contratado como 2.º assistente do 10.º grupo Curso de Psiquiatria e Neurologia, da FMUP.

Entre 28 de outubro e 6 de novembro de 1954 cumpriu o serviço militar e, no ano seguinte, foi-lhe concedida uma bolsa de estudo que lhe permitiu estagiar em Londres, nos serviços de Psiquiatria do Hospital de St. Thomas e no serviço de Genética do Hospital Maudsley e, ainda, no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres.

Nos dias 29 e 30 de julho de 1959 defendeu as provas de doutoramento em Medicina, ficando aprovado com 18 valores. A tese que apresentou intitulava-se Análise heredo-clínica das perturbações afectivas (Estudo de 60 pares de gémeos e seus consanguíneos).

Nesse mesmo ano foi nomeado 1.º assistente. Em 1963 passou a desempenhar funções como professor extraordinário do 10.º grupo e, em 1972, como professor catedrático de Psiquiatria. Jubilou-se em 1991.

Para além da atividade letiva, Fernandes da Fonseca foi diretor clínico do Hospital do Conde Ferreira, fundador do Departamento de Psiquiatria e de Saúde Mental do Hospital de S. João e presidente da Comissão Instaladora do Curso Superior de Psicologia da Universidade do Porto.

Foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista em 1976, pelo círculo eleitoral do Porto. Exerceu três mandatos sucessivos.

Fernandes da Fonseca presidiu à Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, à Assembleia Psiquiátrica de Língua Portuguesa e à Associação Europeia de Psiquiatria Social. Foi membro da Real Academia de Medicina de Madrid e Fellow da Academia de Medicina e Psiquiatria de Nova Iorque.

Escreveu cerca de duas centenas de trabalhos e vários livros nas áreas da Psiquiatria, da Psicologia, da Sociologia e da Saúde Mental e um tratado de Psiquiatria e Psicopatologia. Dirigiu a Revista de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Integrou a coletânea Poesia de Amarante, em 1980, e escreveu psicobiografias de figuras nacionais e internacionais, como Teixeira de Pascoaes, Hemingway e Fernando Pessoa.

Foi membro fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência da Universidade Fernando Pessoa, onde passou a lecionar depois da jubilação.

Faleceu a 16 de dezembro de 2014.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 100 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas