"Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal" de Joel Serrão - 3ª Edição de 1973

"Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal" de Joel Serrão - 3ª Edição de 1973

"Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal"
de Joel Serrão

3ª Edição de 1973
Livros Horizonte
Coleção Horizonte
168 Páginas

Conceda-se que lográmos reunir em fruste esboço da história de um mito os dados fundamentais do problema cuja compreensão histórica temos em mira. Ora, qualquer que seja o nível da investigação a que se proceda, para compreender, em história, torna-se necessário equacionar os dados cerzidos, ou seja, é preciso integrá-los na trama tão complexa e esquiva duma sociedade em devir a ritmos próprios. E perscrutar aí, nessa poalha de morte que é o tempo volvido, as agruras e os sonhos, a ascensão e a queda dos que nos precederam, dos que continuamos, desses que são e não são nossos antepassados.

Com efeito, atemo-nos à suposição de que o sebastianismo só se nos tornará mais transparente na medida em que o integremos no seu contexto histórico geral - a estrutura económico-social portuguesa, apreensível a partir da segunda metade do século XVI até aos princípios do século XIX. Busquemos, pois, explicitar os contornos, apenas os contornos de tal nebulosa multissecular.

---
Joel Justino Baptista Serrão (Santo António, Funchal, 12 de dezembro de 1919 Sesimbra, 5 de março de 2008) foi um historiador português.

Joel Serrão licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 1942 foi, juntamente com Rui Grácio, director do jornal cultural Horizonte editado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Este jornal publicava escritos de autores ligados ao Neorealismo; por esse motivo teve um período de vida relativamente curto pois aquela Faculdade, assim como outras, estavam sujeitas a vigilância constante por parte da PIDE e Joel Serrão era próximo do grupo antifascista, como se dizia então, da Faculdade de Letras.

De 1948 a 1972, foi professor do liceu em Viseu, Funchal, Setúbal e Lisboa.

Foi professor do Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e dirigiu o Centro de Estudos de História do Atlântico (Madeira); foi membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e foi também professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A 15 de Julho de 1987 foi feito Comendador da Ordem da Liberdade.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 111 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 dia