"Cultura" de Dietrich Schwanitz

"Cultura" de Dietrich Schwanitz

Cultura
de Dietrich Schwanitz


Editor - Expresso


Estes livros abordam os episódios remotos e centrais do Antigo e Novo Testamento; a emergência dos Estados e a epopeia da modernização, as revoluções e a democracia; a evolução da Literatura, a Arte e a Música através das suas grandes obras; o desenvolvimento da Ciência e da Filosofia, o campo de batalha das ideologias, cosmogonias e teorias, mas também a educação que dão os livros, os colégios ou as universidades, os jornais e os foros de opinião.
Um quadro cronológico, uma breve relação dos livros que mudaram o mundo e conselhos de leitura aumentam a utilidade desta obra imprescindível.

Escritor e ensaísta alemão nascido a 23 de abril de 1940, em Werne an der Lippe, na região do Ruhr, na Alemanha ocidental, e falecido a 17 de dezembro de 2004, na sua casa em Hartheim, no Sul da Alemanha.
Devido à Segunda Guerra Mundial, a família Schwanitz desmembrou-se e Dietrich ficou a viver com a mãe, enquanto os seus dois irmãos ficaram com o pai. No final da guerra, a mãe foi procurar o resto da família, deixando o filho aos cuidados da Cruz Vermelha suíça. Fez a escola numa comunidade de agricultores que habitavam nas montanhas suíças. Em 1950 reuniu-se com o resto da família e regressou à Alemanha. Contudo, só falava um dialeto suíço e mal sabia ler ou escrever. Apesar de ter esse atraso em relação aos colegas de escola acabou por recuperar e tornar-se o melhor aluno da turma. Interessado nos estudos, estudou Inglês, História e Filosofia na Universidade de Munster, mas também em Londres, na Inglaterra, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, e em Friburgo.
Entre 1978 e 1997 foi professor de Literatura Inglesa e Cultura na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Aí, descobriu que os seus alunos não tinham nenhuma base comum de conhecimento e resolveu escrever, em 1999, Bildung (Cultura: Tudo o que é preciso saber), editado em Portugal em 2004. Esta obra tornou-se num grande sucesso comercial a nível internacional. O livro inclui explicações para temas filosóficos, musicais, literários, entre muitos outros.
Entre as obras académicas de Schwanitz, destaca-se ainda Systemtheorie und Literatur, de 1990.
Schwantiz dedicou-se também ao romance tendo publicado dois bestsellers na década de 90, Der Campus (1995), uma intriga política, e Der Zirkle (1998), uma crítica ao sistema educativo. O primeiro destes romances foi adaptado ao cinema em 1998 pelo realizador germânico Heiner Lauterbach.
Em 2002 ganhou o Prémio do Livro Alemão na categoria de não ficção graças à obra Maenner.


Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 6 461 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora