"Contos Outra Vez" de Luísa Costa Gomes

"Contos Outra Vez" de Luísa Costa Gomes

Contos Outra Vez
de Luísa Costa Gomes

Editor - Cotovia
Páginas - 180

Contos Outra Vez reúne, pela primeira vez, contos dispersos que foram sendo escritos e publicados entre 1984 e 1997. Integram-se ainda nesta antologia três contos inéditos: "Uma empresa espiritual", "Brandina ou O silêncio dos produtos" e "O Caso dos dois Juans".

Procure o leitor imaginar um homem. Ele há-de ser todo ao alto, encovado, o rosto à proporção, ossudo e sombreado da barba. Como auxiliar, lembre-se da mística Toledo onde cresciam como espargos essa figuras que o Greco tornou populares e que passaram, de então para cá, a ser o símbolo mesmo da vida ascética. Se julgar injusto o requisito de tanto esforço, vá pelo Quixote, tire-lhe uns anos, desmonte-o do Rocinante, calce-lhe umas sandálias, o burel de um hábito, faça-lhe uma atitude um pouco menos tresloucada, traga-o ao presente onde ele vive estremunhado - e aí tem o Tomás Bernardino, pode muito bem ser que da Anunciação. A chamar-se assim, é capaz de trazer o olhar pisado de tanto meditar para dentro, aflito de si próprio e de como servir o mundo, mais que do funcionamento e modo proveitoso de se servir dele.

Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954. Licenciou-se em Filosofia, foi professora do Ensino Secundário e dirigiu a FICÇÕES (revista de contos). É autora de romances, contos, crónicas e peças de teatro. O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura. A obra Contos Outra Vez ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. Publicou ainda, na Dom Quixote, os livros infantis A Galinha Que Cantava Ópera (2005), com ilustrações de Pierre Pratt, e Trava-Línguas (2006), com ilustrações de Jorge Nesbitt, A Pirata (2006), romance sobre a aventurosa vida da pirata Mary Read, e o livro Setembro e Outros Contos (2007). O seu romance Ilusão (ou o que quiserem) (2009) recebeu, em 2010, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, «pela inovação e ágil registo estilístico, como referiu em ata o júri, e o Prémio de Ficção do PEN Clube, ex-aequo com Dulce Maria Cardoso. Cláudio e Constantino (2014) venceu o Grande Prémio de Literatura dst e Florinhas de Soror Nada, a Vida de Uma Não-Santa (2018), o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues.

Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 6 169 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio