"Conceitos Elementares do Materialismo Histórico" - 2 Volumes de Marta Harnecker - 1ª Edição de 1975

"Conceitos Elementares do Materialismo Histórico" - 2 Volumes de Marta Harnecker - 1ª Edição de 1975

"Conceitos Elementares do Materialismo Histórico" - 2 Volumes
de Marta Harnecker

1ª Edição de 1975
Editorial Presença
Coleção Biblioteca de Ciências Humanas
240 + 252 Páginas

Marta Harnecker expõe neste livro os principais conceitos de materialismo histórico, incorporando em sua exposição as investigações mais recentes. O autor havia antecipado um pouco o objetivo e a necessidade deste trabalho na Introdução que, como tradutor, escreveu para a edição castelhana de Pour Marx ( Revolução Teórica de Marx, Editores do século XXI ). Dizia lá: Althusser nos leva a deixar de lado os manuais clássicos que, em seu esforço pedagógico, bom ou mal intencionado, apresentam o marxismo de maneira simplificada e dogmática, dando origem à maioria dos mal-entendidos que reinam não apenas entre seus adversários, mas entre seus próprios seguidores. Citações famosas não são mais suficientes; é necessário realizar uma leitura crítica das próprias fontes. Esta crítica aos manuais clássicos contém implicitamente o programa deste livro. Como este livro constitui um manual do novo tipo, um manual que não se limita a encomendar as citações famosas necessárias, nem substitui a teoria por uma simplificação dogmática, visa expor rigorosa e sistematicamente as articulações fundamentais do materialismo histórico, conforme revelado por uma leitura crítica das próprias fontes .Marta Harnecker, chilena, foi discípula de Althusser na École Normale em Paris.

---
Marta Harnecker Cerdá (1937 15 de junho de 2019) foi uma psicóloga, cientista política, escritora e ativista chilena, de ascendência austríaca.

Ela própria se definia como uma "educadora popular". Foi líder estudantil católica, discípula do filósofo Louis Althusser e integrante do governo socialista de Salvador Allende. Casou-se com um dos líderes da Revolução Cubana (Manuel Piñeiro, o Barba Roja, falecido em 1998 ). A partir de 1974, transferiu-se para Havana, onde foi diretora do Centro de Recuperação e Difusão da Memória Histórica do Movimento Popular Latino-americano. Entre 2002 e 2006, foi conselheira de Hugo Chávez.

Foi autora de numerosos trabalhos de pesquisa sobre a esquerda latino-americana. Partilhou sua vida entre o Canadá, onde vivia seu marido, e Cuba, onde morava sua filha, Camila Piñeiro.

Faleceu em 15 de junho de 2019 aos 82 anos de idade

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 168 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos