"Como Evitar o Atamancado do ´Jornalês´"- de Mário Pinto

"Como Evitar o Atamancado do ´Jornalês´"- de Mário Pinto

Como Evitar o Atamancado do Jornalês
de Mário Pinto

Editor - Papiro Editora
Páginas - 312

Como Evitar o Atamancado do Jornalês - Contributos para Uma Boa Prática da Escrita Jornalística, de Mário Pinto, é um conjunto de reflexões em torno da escrita jornalística portuguesa, que o autor designa por jornalês. Está assim dado o mote para o que será a tónica dominante da obra - a acutilância perante os lapsos e/ou incorrecções presentes na imprensa do nosso país, mas também o cuidado e a correcção postos na denúncia, assim como o genuíno desejo de um periodismo mais capaz nas suas intervenções escritas.
Ao longo da sua obra, Mário Pinto formula considerações teóricas a que faz seguir exemplos retirados dos mais variados periódicos portugueses, que nas suas páginas ilustram o incumprimento das regras (sintácticas, morfológicas, de coesão, entre outras) previamente enunciadas.
O autor entende a sua obra como uma ajuda para obviar as incorrecções que em nada prestigiam o jornalismo de Portugal.

Mário Pinto, Prof. de Ciências da Comunicação na Universidade FERNANDO PESSOA, Porto, é doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Santiago de Compostela. Publicou O Avatar da Linguagem da Imprensa Hodierna e Seus Actores, Títulos das Notícias - Recursos Retórico-Estilísticos: Intencionalidade ou Acaso? E Ainda bem que Mo Sugeriu: 'Jornalês', que Diabo de Linguagem É Essa?
Foi bolseiro do Governo Francês e do Ministério da Educação. Tem vários artigos publicados, mais de vinte títulos traduzidos e apresentou comunicações em diversos congressos.

Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 6 453 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora