"Balzac e a Costureirinha Chinesa" de Dai Sijie - 1ª Edição de 2000

"Balzac e a Costureirinha Chinesa" de Dai Sijie - 1ª Edição de 2000

"Balzac e a Costureirinha Chinesa"
de Dai Sijie

1ª Edição de 2000
TERRAMAR Editores
Coleção Tudo Ficção
162 Páginas

Balzac e a Costureirinha Chinesa é uma crónica da vida na China durante a revolução de 68. Um romance sobre a felicidade da descoberta da literatura, a liberdade adquirida através dos livros e a fome insaciável de ler numa época em que as universidades foram fechadas e os jovens intelectuais mandados ao campo para serem 'reeducados por camponeses pobres'. Entre os que tiveram de abandonar as cidades está o narrador de Balzac e a Costureirinha Chinesa e seu melhor amigo Luo. O destino deles é uma aldeia escondida no topo de uma montanha. A vida não é fácil para a dupla mas com muita coragem, senso de humor, uma forte imaginação e a companhia da Costureirinha - a menina mais bela da região - o tempo vai passando. Até que descobrem uma mala repleta de livros banidos pela Revolução Cultural. As obras, sobretudo Ursule Mirouët de Balzac, desnudam aos adolescentes uma realidade que nunca haviam imaginado - é por intermédio do mundo novo além das fronteiras chinesas e dos grandes mestres da literatura que o narrador Luo e a Costureirinha compreendem que suas vidas pertencem a algo muito maior.

---
Dai Sijie (nascido em 1954) é um autor e cineasta franco-chinês.

Dai nasceu em Putian, Fujian , em 1954. Seus pais, o professor Dai Baoming e a professora Hu Xiaosu, eram professores de ciências médicas na Universidade da China Ocidental. Ele cresceu lendo e pensando extensivamente. Dai se destaca em muitas coisas, incluindo ser um alfaiate habilidoso. O governo maoísta o enviou para um campo de reeducação na zona rural de Sichuan de 1971 a 1974 durante a Revolução Cultural . Embora como filho único na família ele teria sido desculpado, ele foi para lá com a ideia de passar pelo treinamento espartano. Grande parte dessa experiência foi a fonte de seu primeiro livro. Após seu retorno, ele completou seu certificado profissional como professor. Ele lecionou brevemente na Escola Secundária No. 16 de Chengdu ao se matricular no Departamento de História da Universidade de Sichuan em fevereiro de 1978 (o chamado aluno do 77º ano), onde estudou história da arte.

Em 1984, Dai deixou a China para a França com uma bolsa de estudos para estudar no Institut des hautes études cinématographiques . Lá, ele adquiriu uma paixão por filmes e se tornou um diretor. Antes de se voltar para a escrita, ele fez três longas-metragens aclamados pela crítica: China, My Sorrow (1989) (título original: Chine, ma douleur ), Le mangeur de lune (Moon Eater) e Tang, le onzième (The Eleventh Child). Ele também escreveu e dirigiu uma adaptação de seu romance, Balzac and the Little Chinese Seamstress , lançado em 2002. Ele mora em Paris e escreve em francês.

O romance de Dai, Par une nuit où la lune ne s'est pas levée (Uma vez em uma noite sem lua), foi publicado em 2007. L'acrobatie aérienne de Confucius (As acrobacias aéreas de Confúcio) foi publicado em 2008.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 105 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos