Selo 1976 Série nº 1286/88 6º Centenário da Lei das Sesmarias

Selo 1976 Série nº 1286/88 6º Centenário da Lei das Sesmarias

Selo 1976 Série n 1286/88 6 Centenário da Lei das Sesmarias

Em 1972 iniciou-se o período de funcionamento de uma nova série base, que veio substituir a série de Cavaleiro Medieval. O tema escolhido e que viria a dar nome a este novo conjunto, foram as Paisagens e Monumentos de algumas localidades portuguesas.

Como em todas as séries base, procedeu-se, entre 1972 e 1981, à emissão de uma grande quantidade destes selos, fator caracterizador e comum a este tipo de séries.
Por este facto, a série Paisagens e Monumentos como as restantes séries base, é pródiga em variedades e erros, aspetos que tornam uma série à primeira vista comum numa fonte inesgotável de estudo.

DESENHO E MOTIVOS
O desenho dos motivos desta série foram da responsabilidade dos serviços artísticos dos CTT.
Quantos aos motivos apresentados e como indica o nome por que ficou conhecida esta série, foram reproduzidas vinte paisagens e monumentos portugueses.
O facto de cada taxa apresentar um motivo diferente foi a primeira das inovações. Até esta data as séries base caracterizavam-se por motivos únicos, sendo a diferenciação das taxas feita pelo recurso à cor do selo.

Pranchas e Folhas:
O método de impressão utilizado consistiu na impressão de uma prancha que, em simultâneo, produz quatro folhas de 100 selos cada nas taxas baixas e de 50 selos nas taxas altas. Este facto originou então a existência de quatro chapas de impressão a que convencionámos chamar chapa. Posteriormente, cada uma destas chapas era cortada e posta em circulação individualmente. Dentro de cada chapa é possível encontrar variedades que não se repetem nas restantes três da prancha. Assim, ficamos com quatro folhas diferentes, cada uma contendo variedades muito próprias e que, por si só, permitem a distinção.

Papel:
O papel utilizado para a impressão desta série foi o Papel Lustrado.
Também na goma utilizada podem ser encontrados selos com goma branca e goma amarelada.

Marcadores de cor:
Em algumas folhas é possível encontrar marcas nas suas margens, cujo objectivo é o de avaliar a sobreposição das cores e, por esta via, verificar a boa impressão dos selos.
Estas marcas podem ser pontos (vulgarmente localizados a meio das margens) ou losangos e outras figuras geométricas (localizados nos cantos).

Impressão de segurança:
Esta marca, colocada no verso dos selos teve como objetivo permitir identificar o ano de impressão de cada tiragem. É composta pela sigla CTT a que se segue a data em causa. A partir de 1978 deixou de ser aposta esta sigla pelo que os selos entretanto emitidos não possuem qualquer impressão no seu verso.

A nitidez desta impressão vai ao limite da sua inexistência em algumas taxas em anos anteriores a 1978.
Esta situação, para além de permitir uma diferenciação dos selos de determinada taxa por esta via, permite igualmente avaliar a evolução de determinadas variedades.

Estes selos deixaram de circular em 31 de Dezembro de 1983, sendo progressivamente substituídos pelos da série Instrumentos de Trabalho a partir de 1978.

Estado: Muito Bom (novo ou como novo, sem sinais de uso).
Selo de colecionador.

Entrega em mão na área de Oeiras ou Torres Vedras.
Pagamento no ato da entrega, em numerário ou MBway.
Envios por via postal regular, apenas após pagamento confirmado via MBway.

Contactar o anunciante

M. Fernandes

Anunciante desde Nov. 2020
Verificado com 580 anúncios publicados Oeiras - Oeiras e S.Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora