Nossa Senhora com o menino, escultura em faiança marcada E.C.A.

Nossa Senhora com o menino, escultura em faiança marcada E.C.A.

N 21323 Nossa Senhora com o menino, escultura em faiança policromada marcada, Lisboa E.C.A. Portugal23x14cm.
Maria Luisa Fragoso (1907-1985), enquanto ceramista e directora do ECA Estúdio de Cerâmica de Arte, ocupa um lugar importante na divulgação e ensino da cerâmica moderna em Portugal.
M.L. Fragoso iniciou-se na pintura, abandonando esta disciplina em 1940, para se dedicar exclusivamente à cerâmica. Foi ainda discípula e esposa de João Fragoso (1913-2000), fundador do Estúdio-Escola de Cerâmica, em Lisboa. Maria Luísa mantém-se fiel às temáticas do figurado popular português, contaminadas por alguma modernidade formal, vinda sobretudo da escola italiana de Faenza. Entre 1944 e 1945, cursa Cultura Hispânica, na Universidade de Santander, licenciando-se em História da Arte, na Universidade de Santiago de Compostela. Participa na Exposição Nacional de Cerâmica, em 1952, sendo-lhe atribuído pelo SNI (Secretariado Nacional de Informação), o Prémio Manuel da Costa Brioso.M.L. Fragoso foi Bolseira de Cerâmica, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Itália, França e Espanha, em 1961, experiência que se reflecte no seu trabalho de forma bastante visível.
Em 1954, o Estúdio-Escola de Cerâmica realiza a sua segunda exposição, na Casa Quintão, loja de mobiliário e decoração em Lisboa, Ainda nesse ano, é galardoada com a Medalha de Ouro da Exposição Internacional de Cannes, vendo o seu trabalho reconhecido internacionalmente, ao mesmo nível dos ceramistas sediados no sul de França, responsáveis pela modernização da cerâmica de autor mediterrânica (por exemplo, Roger Capron ganha, no mesmo ano, a Medalha de Ouro da X Triennale de Milan, e a Medalha de Prata em Cannes, no ano seguinte).
O trabalho da ceramista demonstra uma enorme evolução, durante a segunda metade da década de 50, tanto na modelação como no cromatismo. A primeira metade da década de 60, consolida-se numa maturidade estilística e técnica, sem precedentes na década anterior.
A modelação torna-se mais escultórica e eficaz, explorando superfícies irregulares trabalhadas com esmaltes brilhantes e baços, de cores profundas e sólidas, no entanto, a expressão mantém-se de cariz popular, explorando temas correspondentes ao gosto dominante.

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Amandio Marecos

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