Livro português antigo de 1750 de medicina médico "o Mirandela"

Livro português antigo de 1750 de medicina médico "o Mirandela"

Medicina D. João V

livro português antigo de 1 7 5 0 ?? de medicina autor português
Não sei o ano nem qual a edição. Julgo ser de 1 7 5 0
Dou preferência à venda em mão em Leiria ou Lisboa para que o comprador possa ver o livro

Henriques, Francisco da Fonseca
MEDICINA LUSITANA, SOCCORRO DELPHICO, AOS CLAMORES DA NATUREZA HUMANA, PARA TOTAL PROFLIGAÇAÕ DE SEUS MALES

&. Porto

Officina Episcopal de Manoel Pedroso Coimbra
1 7 5 0

6 8 7 pp. 3 2 , 9 cm x 2 2 , 4 cm

Rara edição desta importantíssima obra médica do séc. XVIII português, da qual o próprio Innocencio (T. IX, p. 2 9 2) só teve conhecimento mais tarde, tendo-a acrescentado ao Supplemento.

Trata-se de uma obra médica do médico pessoal do rei D. João V, essencial para perceber o estado da ciência médica durante o reinado do «Magnânimo. Se, por um lado, a obra trata de maleita, de soluções de higienização e de conhecimentos anatómicos bastante inovadores para a época, por outro prescreve ainda tratamentos de tradição escolástica e supersticiosa.

Diz-nos o patrono dos bibliófilos portugueses (T. II, pp. 3 7 7- 3 7 8) que Fonseca Henriques era mais conhecido pela alcunha d«o Mirandela, por ser natural desta terra transmontana, onde nasceu a 06 de Outubro de 1 6 8 5. Já Barbosa Machado (T. II, p. 1 4 8) refere que o mesmo se formou em Artes Médicas em Coimbra, onde «fez grandes progressos o seo vivo engenho, a qual exercitou com admiravel methodo nesta Corte em que foy venerada a sua Sciencia practica, e Theorica valendo-se da eficacia dos medicamentos, que elle mesmo manipulava por ser peritissimo na Arte da Alchimia para triumfar das enfermidades mais perigofas. Francisco da Fonseca Henriques viria a falecer em Lisboa, a 1 7 de Abril de 1 7 3 1.

Obra dividida em três partes: na primeira trata da Vida do Homem antes de Nascer; Na segunda da Arte de criar, e curar meninos, desde que nascem até adultos, e do Método Racional para curar a maior parte dos males, que padecem os homens; na Terceira parte inclui um tratado das febres.

A propósito da Medicina Lusitana de Francisco da Fonseca Henriques, escreveu Arnaldo Gama, em nota que se lê num dos seus romances históricos: Este é um dos especimens mais curiosos que nos legou o seculo passado, do estado em que se achava a medicina em Portugal, antes da reforma da Universidade de Coimbra. É um composto extravagante de absurdos e abusos plebeas, e ao mesmo tempo dos mais adeantados conhecimentos anatomicos e pathologicos, que a época possuia. Fonseca Henriques era édico de D. João V. E por isso de crêr que fossse um dos mais abalizados médicos de Lisboa. Pelo seu livro pode portanto fazer-se ideia exacta do estado em que a medicina estava então entre nós

Grande Livro de muito interesse sobre medicina Materno Fetal e infantil

retirado de blog 5l-henrique.blogspot.pt

informação do site Anno Leilões e Wikipedia

Exemplar a que se aconselha restauro da encadernação. Um página solta a última e falta um canto desta página. desgaste nas bordas de algumas páginas no inicio do miolo que apanhou alguma humidade que deixou manchas
A primeira página está algo deteriorada

Posso entregar em mão em Lisboa ou Leiria ou Braga Porto (em agosto)

Alguma dúvida contacte por email mensagem de custo justo
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Jorge

Anunciante desde Set. 2012
Verificado com 360 anúncios publicados Leiria - Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Online agoraTempo de resposta inferior a 34 minutos