Ofício do Aluno e Sentido do Trabalho Escolar de Philippe Perrenoud
Ofício do Aluno e Sentido do Trabalho Escolar de Philippe Perrenoud
Preço: 12 €
Ofício do Aluno e Sentido do Trabalho Escolar de Philippe Perrenoud
Autor: Philippe Perrenoud
Editora: Porto Editora
Classificação Temática: Teorias Educacionais e Currículo
Coleção Ciências da Educação n.19
Edição/ Reimpressão de fevereiro de 2002
Páginas:240
Capa mole
ISBN:972-0-34119-X
Como Novo
Idioma: Português
Portes Grátis
: )
Sinopse:
Atualmente os alunos passaram a ser "aprendizes". Esta centração nas aprendizagens, implicando logicamente uma centração na didática que os organiza, poderá, se a tal não estivermos atentos, a ser a última etapa da denegação do sujeito: se o aprendiz não aprende, se não quer ou não pode aprender, qual a identidade que lhe resta? Identificar o aluno com o aprendiz é impedi-lo de pensar o papel que os adultos lhe atribuem e o modo como o estudante vive esse papel; é esquecer o "ofício" de aluno é consignado às crianças e aos adolescentes como um ofício "estatutário", do mesmo modo que um adulto é mobilizado pelo Estado para se apresentar perante o júri, ou para ingressar no exército. Juridicamente, o trabalho escolar está mais próximo dos trabalhos forçados que de uma profissão livremente escolhida. Uma fração dos alunos faz da necessidade virtude e realiza, sem dificuldade, o seu percurso escolar; outros resistem abertamente e desencadeiam a fúria dos que lhe "querem bem"; outros ainda, fingem aderir às regras do jogo com elas[...].
Esta obra esclarece igualmente os conteúdos concretos da cultura escolar, tal como esta é transporta e incarnada no dia-adia da sala de aula; e, por fim, interessa-se pelo sentido que os alunos dão ao seu trabalho quotidiano, em função da sua herança cultural, pelo sentido das situações vividas na instituição escolar e pelo poder que aí lhes é concedido.
[consulte o índice - fotos]
Editora: Porto Editora
Classificação Temática: Teorias Educacionais e Currículo
Coleção Ciências da Educação n.19
Edição/ Reimpressão de fevereiro de 2002
Páginas:240
Capa mole
ISBN:972-0-34119-X
Como Novo
Idioma: Português
Portes Grátis
: )
Sinopse:
Atualmente os alunos passaram a ser "aprendizes". Esta centração nas aprendizagens, implicando logicamente uma centração na didática que os organiza, poderá, se a tal não estivermos atentos, a ser a última etapa da denegação do sujeito: se o aprendiz não aprende, se não quer ou não pode aprender, qual a identidade que lhe resta? Identificar o aluno com o aprendiz é impedi-lo de pensar o papel que os adultos lhe atribuem e o modo como o estudante vive esse papel; é esquecer o "ofício" de aluno é consignado às crianças e aos adolescentes como um ofício "estatutário", do mesmo modo que um adulto é mobilizado pelo Estado para se apresentar perante o júri, ou para ingressar no exército. Juridicamente, o trabalho escolar está mais próximo dos trabalhos forçados que de uma profissão livremente escolhida. Uma fração dos alunos faz da necessidade virtude e realiza, sem dificuldade, o seu percurso escolar; outros resistem abertamente e desencadeiam a fúria dos que lhe "querem bem"; outros ainda, fingem aderir às regras do jogo com elas[...].
Esta obra esclarece igualmente os conteúdos concretos da cultura escolar, tal como esta é transporta e incarnada no dia-adia da sala de aula; e, por fim, interessa-se pelo sentido que os alunos dão ao seu trabalho quotidiano, em função da sua herança cultural, pelo sentido das situações vividas na instituição escolar e pelo poder que aí lhes é concedido.
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Etiquetas: Literatura
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