Cultura Pessoal e Acção Pedagógica de Georges Jean
Cultura Pessoal e Acção Pedagógica de Georges Jean
Preço: 15 €
Cultura Pessoal e Acção Pedagógica de Georges Jean
Autor: Georges Jean
Editora: Edições Asa
Classificação Temática: Teorias Educacionais e Currículo
Coleção Biblioteca Básica de Educação e Ensino
1. Edição, 1990
Páginas:144
Capa dupla
Portes Grátis
: )
Sinopse:
Após quarenta anos de docência, "do jardim-escola à universidade", o autor tenta fazer aqui um balanço pessoal do que poderia chamar-se o diálogo da pedagogia e da cultura.
Comprova que não se deveria confundir a pedagogia, autêntica e ativa, e a teoria pedagógica, sobretudo depois de esta última ter sido transformada, em numerosas obras, em "pedagogismo", discurso acerca da pedagogia...Em simultâneo, mostra como foi levado a não conferir demasiada importância a qualquer pedagogia baseada exclusivamente em atitudes relacionais.
Parece-lhe que já é tempo de não remexer no vazio, em nome de uma condenação do "saber".
É tempo de pensar na cultura pessoal dos docentes, isto é, conferindo ao termo "cultura" o seu pleno sentido antropológico, declarar-lhes: " Olhai para o vosso viver, interrogai o vosso passado, a vossa existência quotidiana, tende alguma loucura criativa, escutai os outros e, antes de mais, as crianças, e provocai, como diz o poeta, essa "salva contra a rotina" que nos arrasta a um trabalho fecundo".
Partindo de importantes análises do conceito de cultura, Georges Jean evoca como através das suas próprias experiências profissionais e pessoais, tentou estar no coração de uma pedagogia da paciência e da partilha, isto é, de uma pedagogia que se cria quotidianamente para se esquecer.
[consulte o índice - fotos]
#
Editora: Edições Asa
Classificação Temática: Teorias Educacionais e Currículo
Coleção Biblioteca Básica de Educação e Ensino
1. Edição, 1990
Páginas:144
Capa dupla
Portes Grátis
: )
Sinopse:
Após quarenta anos de docência, "do jardim-escola à universidade", o autor tenta fazer aqui um balanço pessoal do que poderia chamar-se o diálogo da pedagogia e da cultura.
Comprova que não se deveria confundir a pedagogia, autêntica e ativa, e a teoria pedagógica, sobretudo depois de esta última ter sido transformada, em numerosas obras, em "pedagogismo", discurso acerca da pedagogia...Em simultâneo, mostra como foi levado a não conferir demasiada importância a qualquer pedagogia baseada exclusivamente em atitudes relacionais.
Parece-lhe que já é tempo de não remexer no vazio, em nome de uma condenação do "saber".
É tempo de pensar na cultura pessoal dos docentes, isto é, conferindo ao termo "cultura" o seu pleno sentido antropológico, declarar-lhes: " Olhai para o vosso viver, interrogai o vosso passado, a vossa existência quotidiana, tende alguma loucura criativa, escutai os outros e, antes de mais, as crianças, e provocai, como diz o poeta, essa "salva contra a rotina" que nos arrasta a um trabalho fecundo".
Partindo de importantes análises do conceito de cultura, Georges Jean evoca como através das suas próprias experiências profissionais e pessoais, tentou estar no coração de uma pedagogia da paciência e da partilha, isto é, de uma pedagogia que se cria quotidianamente para se esquecer.
[consulte o índice - fotos]
#
Etiquetas: Literatura
Contactar o anunciante
Coral
Anunciante desde Dez. 2015 PRO
Verificado com 2 231 anúncios publicados Silves - Silves Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora