Partidos Políticos - Ponto por Ponto - AGOSTO 1974

Partidos Políticos - Ponto por Ponto - AGOSTO 1974

PARTIDOS POLÍTICOS - Ponto por Ponto
Coordenação: Rogério Carapinha, António Vinagre e Joaquim Couto
Editora: Jornal do Fundão Editora
Páginas: 253
Dimensões:205x145 mm.
Peso: 252
IS 1543325890

Exemplar em bom estado, capa com algum desgaste, miolo em muito bom estado.

PREÇO: 9.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

PREFÁCIO
Multiplicaram-se com o 25 de Abril. Hoje, contam-se por dezenas. Um ou outro ganhou corpo. Alguns, poucos, esforçam-se por obtê-lo. Muitos ficarão em embrião. A uni-los, não mais que um traço: o serem partidos políticos.

O objectivo deste livro é apresentar, ponto por ponto, a posição de alguns dos partidos políticos portugueses - os que ganharam corpo e os que se esforçam por obtê-lo - sobre questões fundamentais da vida nacional: economia, colonialismo, saúde, habitação, ensino, trabalho, greve, liberdades fundamentais, sindicalismo, monopólios, salários, segurança social...

Baseado em programas (casos dos Partido Comunista Português, Partido Socialista Português, Partido Popular Monárquico, Partido Liberal e Partido da Democracia Crist, os únicos a apresentar um programa à data da feitura deste livro), linhas programáticas, declarações de princípios e, eventualmente, em comunicados, este trabalho procura ser uma achega ao processo de esclarecimento do Povo Português, sobretudo, em ordem a facilitar uma opção consciente, orientada para a eleição da Assembleia Constituinte, a realizar em Março de 1975.

Para ilustrar os trinta e sete temas escolhidos e face à pouca objectividade e desenvolvimento de alguns programas, entendeu-se dever seguir um critério maleável que possibilitasse, simultaneamente, evidenciar as passagens mais apropriadas a cada assunto em foco e imprimir um carácter conciso ao trata- mento dessas questões. Em contrapartida, poderão, eventualmente, atribuir-se-lhe algumas omissões que, a verificarem-se, serão fruto da estruturação das fontes utilizadas. Entendemos, contudo, que as dificuldades de momento não deviam impedir a realização do livro.

Os interesses de Portugal como Nação são vistos de forma diferente, de partido para partido. O debate ideológico não pode, nem deve acabar. Dele depende a formação política e social do nosso povo e é a sua continuação que permitirá a esse mesmo povo distinguir e optar politicamente.

De um só agrupamento «legal, passámos em breves semanas, após o 25 de Abril, para a explosão partidária.

De alguns partidos, resta-nos o penhor das suas bases seguras do passado. De outros, poucos, o desejo de contribuir para a democratização da vida social e política portuguesa. Da maioria, o oportunismo e a divisão.

Destes, quantos irão sobreviver até às eleições?

AGOSTO DE 1974


Foram considerados neste trabalho:
PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS
PARTIDO POPULAR DEMOCRÁTICO
PARTIDO POPULAR MONÁRQUICO
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA PORTUGUÊS
PARTIDO DO CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA INDEPENDENTE

PARTIDO REVOLUCIONÁRIO DO PROLETARIADO
PARTIDO LIBERAL
PARTIDO DA DEMOCRACIA CRISTA
PARTIDO DO PROGRESSO

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 587 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 6 minutos