O assalto ao Santa Maria Henrique Galvão

O assalto ao Santa Maria Henrique Galvão

O ASSALTO AO SANTA MARIA
Henrique Galvão
Tradução de Manuela Maria O. de Madureira.
Coleção "Compasso do Tempo" n 14.
Edições Delfos
Lisboa - 1974.
Página:315
Dimensões: 205x150 mm
Peso: 369
IS 1543325890

Exemplar com pequeno dano no canto da lombada. Miolo em bom estado, tem uma dedicatória na folha de guarda

PREÇO: 14.00EUR

PORTES DE ENVIO PARA PORTUGAL INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.


HENRIQUE GALVÃO

HENRIQUE GALVÃO teve uma notável carreira pública, tanto em Portugal Metropolitano como nas colónias.

Foi fundador e director da Emissora Nacional, director de Feiras e Exposições, governador de um distrito de Angola, deputado por Angola à Assembleia Nacional em 1935 e de novo em 1946-49, Inspector Superior da Administração Colonial.

Educado na Escola do Exército, atingiu o posto de Capitão do Exército Português.

Além das suas actividades públicas, foi um conhecido novelista, dramaturgo e autor de livros sobre política, economia e história.

Entre as suas várias ocupações, foi incansável viajante, explorador, caçador de caça grossa, naturalista e etnologista.

Em 1948, como consequência do seu famoso Relatório sobre os Problemas Nativos nas Colónias Portuguesas, Galvão tornou-se um dos cabecilhas da oposição ao Regime de António de Oliveira Salazar.

Três anos mais tarde dirigiu a campanha eleitoral do Almirante Quintão Meireles para Presidente da República.

No ano seguinte foi preso pela PIDE sob a ameaça de actividade política subversiva.

Após um julgamento rodeado de vasta publicidade, passou sete anos na prisão, e, em 1958, em consequência de panfletos que escrevera na prisão atacando a ditadura e a sua oligarquia, foi condenado a mais 18 anos de prisão.

A 16 de Janeiro de 1959 efectuou uma dramática fuga do Hospital de Santa Maria em Lisboa, refugiando-se quatro semanas mais tarde na Embaixada da Argentina.

Em Maio de 1959 foi-lhe concedido um salvo-conduto para ir de avião para a Argentina, e, em Novembro desse mesmo ano, deslocou-se para a Venezuela para continuar as suas actividades entre os exilado portugueses al residentes

Foi na Venezuela que concebeu o plano para a tomada do paquete Santa Maria, plano esse que foi finalmente posto em prática a 21 de Janeiro de 1961.

Após a captura do Santa Maria e o fim da sua fantástica viagem, no Recife, Brasil, o Capitão Henrique Galvão tomou parte, em 11 de Novembro de 1961, no assalto a um avião, aproveitando-se do mesmo para o lançamento de panfletos sobre Lisboa.

Nesta operação teve lugar de destaque Herminio da Palma Inácio, incansável lutador contra a ditadura fascista e fundador da «Liga Unidade e Acção Revolucionárias (LUAR).

Henrique Galvão morreu em São Paulo aos 25 de Junho de 1970, pouco antes da morte do ditador Salazar (27 de Julho de 1970) e quatro anos antes da queda definitiva do fascismo português, em 25 de Abril de 1974.

Este grande português repousa no cemitério de Vila Nova Cachoeirinha (São Paulo).

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 593 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora