Ensaios sobre Mário de Carvalho

Ensaios sobre Mário de Carvalho

Poetas, pintores, escultores, na Antiguidade, familiarizados com mitos antigos de deuses e de homens, que cristalizavam experiências, interrogações, respostas quanto à existência do homem no tempo e no mundo, neles se inspiraram, em contínua criação-recriação para neles verterem a sua própria experiência temporal, com todos os desassossegos e inquietações, com todo o espanto, horror ou encantamento pela excepcionalidade da acção humana, que rasga ou ilumina fronteiras de finitude.
Este é um património que constitui a linguagem cultural do que somos, que, ao longo dos séculos, criou laços de pertença, sentida, com as matrizes do Ocidente e que se foi enriquecendo nas sucessivas apropriações recriadoras em que o novo incessantemente está presente, dada a inesgotabilidade da própria vivência humana, correspondente à riqueza e diversidade que a caracterizam e que caracterizam a diversidade e diferenciação de cada época, de cada espaço cultural desse mesmo Ocidente. O mito, no seu sentido etimológico, continua a oferecer-se como espaço de cristalização de vivências temporais novas e espaço de encontro com antigas vivências, diversas e porventura afins.
Esta consciência, como é sabido, é problematizada por filósofos e tem operado como motor de criação quanto à poiesis de todos os tempos, até hoje, configuran­do, inclusivamente, enquanto mythos, momentos da História Antiga ou espaços de memória. Esses percursos da criação merecem, hoje, a atenção e estudo dos Estudos Literários e, como não podia deixar de ser, dos Estudos Clássicos, muito peculiarmente.

Livro completamente novo.

Ofereço portes de envio em correio normal.
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Eugénio Teixeira

Anunciante desde Out. 2014
Verificado com 660 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora