Iracema, José de Alencar
Iracema, José de Alencar
Preço: 3 €
Iracema, José de Alencar
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Iracema (1865), uma das obras que mais celebrizaram o verdadeiro criador do romance brasileiro, caracterizada tanto pela musicalidade da linguagem como pelo intenso sopro lírico que a anima, constitui talvez, como disse o Prof. António Soares Amora, «a sua obra-prima e, pelo seu tema e expressão, uma das obras mais brasileiras da nossa literatura. A acção deste romance-lenda de fundo histórico, que proporciona ao leitor a emoção do exótico e da aventura, desenrola-se no cenário natural do Brasil-Colónia, quando das primeiras penetrações dos Portugueses no interior do país. A índia Iracema (etimologicamente, «lábios de mel), ora envolvida numa pureza que atinge a imaterialidade, ora possuída de uma paixão que subjuga e fascina o jovem português Martim, representa, segundo alguns críticos, a terra sul-americana reagindo contra o invasor e, ao mesmo tempo, ansiando pela fusão com o estrangeiro o estrangeiro que Martim personifica e que, inferiorizado perante o índio e apesar de falar e agir como ele, nunca se liberta do apelo da pátria distante. Entre ambos se levanta o obstáculo da diferença de raça e de cultura. Um obstáculo que só as relações amorosas conseguem superar.
Detalhes do livro:
Editora: Europa-América, 1973; Colecção: lb Europa-América; 146 pgs.
Estado: Impecável
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Iracema (1865), uma das obras que mais celebrizaram o verdadeiro criador do romance brasileiro, caracterizada tanto pela musicalidade da linguagem como pelo intenso sopro lírico que a anima, constitui talvez, como disse o Prof. António Soares Amora, «a sua obra-prima e, pelo seu tema e expressão, uma das obras mais brasileiras da nossa literatura. A acção deste romance-lenda de fundo histórico, que proporciona ao leitor a emoção do exótico e da aventura, desenrola-se no cenário natural do Brasil-Colónia, quando das primeiras penetrações dos Portugueses no interior do país. A índia Iracema (etimologicamente, «lábios de mel), ora envolvida numa pureza que atinge a imaterialidade, ora possuída de uma paixão que subjuga e fascina o jovem português Martim, representa, segundo alguns críticos, a terra sul-americana reagindo contra o invasor e, ao mesmo tempo, ansiando pela fusão com o estrangeiro o estrangeiro que Martim personifica e que, inferiorizado perante o índio e apesar de falar e agir como ele, nunca se liberta do apelo da pátria distante. Entre ambos se levanta o obstáculo da diferença de raça e de cultura. Um obstáculo que só as relações amorosas conseguem superar.
Detalhes do livro:
Editora: Europa-América, 1973; Colecção: lb Europa-América; 146 pgs.
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- TipoVenda
- ConcelhoSanta Maria da Feira
- FreguesiaMozelos
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Etiquetas: Literatura
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